Vamos começar então...


Foto: Thiago Prado Neris

O complexo nascer de um novo dia é a garantia de que o ontem foi um ensaio para que hoje tudo possa ser mais feliz. E baseado nesta ideologia é que os seres mais brincalhões que existiram ou existem, seja na vida real ou nos contos teatrais, realizam suas façanhas mais divertidas.

Portanto, viver com intensidade apenas um único segundo é o que nos permite momentos incríveis, de pura alegria e maravilhosa energia. E mais tarde só nos resta a nostalgia deste momento e com esse sentimento nos preparamos para os próximos passos de uma vida.

O Arlequim ou Arlecchino é a inspiração e o conto mais real dessa filosofia que transforma os inalcançáveis em possíveis e os impossíveis em momentos necessários nas nossas vidas.

A partir desta idéia que realizo minhas idéias e minha intenção com este blog é de desenvolvê-las e contar um pouco do caminho que estou vivendo para entender aquilo que chamo de ALIMENTO ATIVO.

Alimento ativo é reconhecer a energia e o bem estar que podemos adquirir viver e transmitir através da arte de comer bem. A alquimia da culinária está relacionada intimamente com o desejo, aroma, sabor, textura, cor, temperatura e muitas outras sensações físicas e emocionais. Para viver essa arte que está na nossa memória e que nos é apresentada nos mais diferentes rituais, basta ter a intenção e o respeito por aquilo que também ira partilhar contigo a sua energia vital.

O ritual gastronômico, geralmente inicia-se com o desejo de sentir algum paladar específico, algo que tua memória registrou como sendo agradável e por isso lhe trará o prazer de alimentar-se, ou seja, consumir moléculas e gerar energia. Com base neste ciclo é simples compreender que a harmonia de tudo que envolve uma refeição, dos ingredientes e como eles foram cultivados, do ambiente onde será servida, da presença de amigos e vários outros itens são essenciais para que este momento seja um momento de bem estar e de alegria.

Pensando neste bem estar estarei explorando neste espaço os cinco sentidos do homem. Porque a boca é apenas um instrumento do corpo para ingerir o alimento, mas são os sentidos que lhe proporcionam o prazer. E com a certeza que tenho de que, “Você é o que você come” e faz muita diferença o fato de como você come. Vivo pelo ALIMENTO VIVO.