“Peneirar para encontrar o nosso ouro.”


Foi de um documentário que abordava a grande fase da mineração em Minas Gerais que surgiu o título deste post. De forma poética o roteiro e imagem do documentário contavam as histórias e a vida dos mineradores, fazendo sempre um paralelo entre a época de Tiradentes com os tempos atuas. E num momento me encanto com a estrofe, escondida numa música regional, provavelmente perdida na memória dos mineiros: “peneirar para encontrar o nosso ouro” e como um flash ou como a alegria de uma equação matemática que no fim x = ao resultado de x, hihihi. (só eu sei o quanto eu ficava feliz quando chegava no resultado correto). Ok. Novamente estou fugindo do real assunto deste blog, mas não consigo conter a esperança do Arlequim que existe dentro do meu pensamento de encontrar a vila de Eldorado. Incrível vila, cidade, país, mundo que de tão rico em bens materiais a única coisa que se tinha para fazer era pensar na perfeição da vida e com isso, descobrir a vida. Compreender porque precisamos do melhor e do perfeito não é tão complicado, basta nos despirmos dos egos e observar a combinação e fluidez de tudo, que gera tudo e todos. A questão se tornará inata quando aceitarmos as coisas simples da nossa vida particular.

Já que cheguei ao ponto que queria, posso então falar sobre as escolhas. A destreza de optar por um ou outro ingrediente, mais ou menos tempero, sal, ervar, pimentas e etc é algo tão alquímico e por isso físico, consciente e natural que as sinapses que proporcionam as nossas lembranças e raciocínio aliado ao bom senso que felizmente e divertidamente nos transforma em indivíduos (alguns pensantes, outros nem tanto!) surge a criação e o elo perfeito de sabores, texturas, aromas e partículas químicas essenciais, que no conjunto forma a “mais nobre das artes”, a gastronomia.

Baseado nessa teoria, a receita de hoje é uma salada de legumes grelhados, que por problemas técnicos eu perdi as fotos, mas no fim de semana vou refazer está receita quando estiver lá em Friburgo e caprichar ainda mais, principalmente se eu conseguir colher da horta grande parte dos ingredientes. Então não venha reclamar ou achar que algo neste texto está errado no futuro, se a foto da salada de legumes grelhados estiver aqui postada. Se bem que eu posso editar o texto, ADORO A TECNOLOGIA. Hihi.




Salada de legumes grelhados

Sal temperado

1 c. sopa de sal grosso
½ c.café de cominho em grão
½ c.café de raspas de limão sciliano
½ c.café de pimenta rosa

Preparo:

Coloque o cominho, a pimenta rosa numa frigideira levemente aquecida e deixe que o perfume atinja o seu nariz e que os grãos adquiram um leve tom mais intenso que o natural. Adicione então o sal grosso e as rapaz de limão, desligue o fogo, incorpore os ingredientes por alguns instantes e leve tudo para um almofarix de preferência de cobre, pile todos os ingredientes até formar um pó bem fino. Reserve em local fresco.

Molho

100 ml Azeite
1/2 limão sciliano
q.b de sal temperado

Preparo:

Misture todos os ingredientes e reserve por uns 10 minutos antes de ser utilizado. Neste momento siga o teu paladar e descubra o quanto de azeite, suco de limão e sal temperado se faz necessário.

Legumes grelhados

2 berinjelas em rodelas
2 funchos fatiado grosseiramente
3 abobrinhas fatiada no comprimento
1 punhado de aspargos
4 abóboras de verão amarelas
4 abóboras de verão verde
2 pimentões vermelhos sem a pele
6 Flores de abóbora madura
6 capuchinhas
1 punhado de azedinhas


Pré-preparo:

Higienizar e cortar os legumes como descrito acima, reservá-los. Cuidado com a berinjela para que ela não escureça, mantenha na água. Caso não encontre o pimentão sem a pela no supermercado não perca seu tempo tentando descascá-lo, a melhor forma de fazer esse pré-preparo de qualquer pimentão é levá-lo diretamente na chama até que escureça e depois armazená-lo ainda quente num saco de papel, com o calor do vapor a pele irá se desprender e depois basta esfregar o saco de papel. Esse processo dá um ligeiro sabor e aroma de defumado ao pimentão o que não irá influenciar nessa receita, mas se for necessário para uma receita que o toque defumado não combine, o mais fácil é comprar bons pimentões em conservas, os espanhóis são os melhores.

Preparo:

Numa grelha bem quente de preferência na churrasqueira de carvão, ou numa chapa para grelhar de ferro, passe os legumes pelo molho e grelhe até estarem cozidos, porém com consistência crocante e com uma bela cor. Ah, não vá grelhar as capuchinhas e as azedinhas, hein.

Montagem:

Numa tigela, misture os legumes grelhado ainda quentes com as capuchinhas e deite uma porção no centro do prato. Passe as azedinhas pelo molho e decore. Finalize regando com o molho.

Obs: este prato já é um belo resultado de ingredientes ricos em sabores, aromas, texturas e elementos químicos, mas a fim de complementá-lo, uma boa posta de pintado grelhado vai cair muito bem.

Música: Perhaps, Perhaps, Perhaps – Cake.