“Viver é uma das coisas mais raras do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.” (Oscar Wilde)

Em seu único romance, O Retrato de Dorian Gray, cosiderado sua maior obra-prima, rico em diálogos e na firmeza do cotidiano, Oscar Wilde trata da arte, da vaidade e das manipulações humanas.

A complexidade e o realismo dos escritos de Wilde partem do principio das duras manipulações sofridas por ele, ao passo que de forma visionária, o dramaturgo britânico tentou de fato viver seus desejos acreditando nas possibilidades. O escritor desenvolveu sua arte de forma conceitual, a fim de doutrinar as emoções. Foi com grande destreza do uso da arte poética que o autor alcançou as estantes dos clássicos da dramaturgia e com isso veio a interferir e causar inspirações nos artistas que o sucedem.

Autor de Salomé (1893); do clássico anarquista, A alma do homem sob o socialismo e Balada do cárcere de Reading, Wilde utiliza a imaginação como fruto do amor, sendo essa a figura de linguagem para conviver com o terrível ato físico de sua prisão.

A imaginação, a beleza e a arte estão presentes em suas obras, mistificando a possibilidade do homem viver em plena harmonia com o caos da existência.

Voltando a idéia do título no qual Oscar Wilde afirma que poucas pessoas vivem as raridades de existir e acreditando que seja de comum análise, esta complexa visão narrada nos escritos e que dentre as inúmeras possibilidades para tal questão, destaco a interferência que causamos na vida dos outros seres e a necessidade de afirmarmos o veredicto de nossa ideologia. Tendo como conseqüência desse desastre um buraco na esperança de sermos felizes por si só.

A relação desse texto com a gastronomia fica por conta da necessidade de compreendermos a alquimia que envolve o processo de cozinhar. Na essência que é o ato de alimentar o prazer e o desejo. E principalmente no fato de existir, coexistir e sobreviver enquanto homem honrado.

Música: I wish you were here – Radiohead

So, so you think you can tell
Heaven from Hell
Blue skies from pain
Can you tell a green field
From a cold steel rail?
A smile from a veil?
Do you think you can tell?

Did they get you to trade
Your heroes for ghosts?
Hot ashes for trees?
Hot air for a cool breeze?
Cold comfort for change?
Did you exchange
A walk on part in the war
For a lead role in a cage?

How I wish
How I wish you were here
We're just two lost souls
Swimming in a fish bowl
Year after year
Running over the same old ground
What have we found?
The same old fears
Wish you were here