Faculdade de Gastronomia - UNESA & Alain Ducasse.


Foto: Thiago Prado Neris

Ao pensar na perfeição da arte, às vezes compreendida apenas por seu criador, ampliamos os nossos conceitos e visão do futuro. Mas pensar no futuro e até criar algo sem admitir um passado é pura ilusão romântica. Partindo deste princípio, busquei na minha infância momentos que poderiam dar a certeza, ou melhor, a coragem que buscava para de fato me arriscar na cozinha. Sendo bem realista, já que a brincadeira ficou há alguns anos atrás entre as pitangueiras, ameixeiras, bananeiras, caminhos e caminhos de alface, quiabo, cenoura, beterraba, erva doce, manjericão, salsinha e as folhagens de espinafre que no jardim era quase uma praga. Tentei compreender de fato o quanto o alimento, sabor e suas energias eram importantes para a vida e até em alguns momentos indo contra as idéias metafísicas e conceitos de um organismo perfeito, encontrei num único sentimento a certeza que preciso, ou como dito acima, a coragem para viver aquilo que sempre esteve ao meu redor em sua total essência: alimento vivo.

Um alimento com movimento, com fluxo e prazer, algo definitivamente restaurador, entre um pique e outro, uma exaustão no corte de bambus para mais uma cabana, as frutas e verduras que livremente cresciam no jardim, me acolhiam e sustentava a curiosidade e o desejo imediato de um sabor. Poder escolher dentre dezenas de frutas e verduras frescas enquanto a minha energia diminuía é de fato revigorante. Analisando desta forma, aquelas idéias metafísicas, não são mais contrárias à alimentação, passando a ter ambos, alimento e metafísica, uma comunhão que só o prazer e essência de ambos os corpos, aquele que nutrirá e aquele que se nutre pode compreender.

Perfeito, encontrei a explicação e o empurrão que eu necessitava para explorar, sabores, aromas, texturas, cores e vigor e para ficar melhor, de uma forma artística – gastronomia.

E por isso, gastronomia, com uma técnica específica com o que é à base dessa arte, o alimento, preservando-o e buscando seus aromas, sabores, texturas e combinações harmônicas.

Música: Las mananitas ( with mariachis) –Nat King Cole