Mundi Gourmet - Costa Azul - Rio das Ostras



http//www.mundigourmet.com.br/
Consultor Jr: Vinicius Ferreira Fracassio
Um plano de consultoria não é muito simples. Se a proposta for identificar os erros e conserta-los não iremos atingir a amplitude que uma consultoria de negócios propõe. E se ficarmos levantando todos os tapetes atrás de algum montinho de sujeira será complicado caminhar com a ideologia do negócio. Então o caminho para o sucesso da consultoria é compreender e identificar os pontos que devem ser corrigidos, excluídos e substituídos. Criar uma forma de unificar a estrutura física do restaurante com o bem estar dos funcionários e com o desenvolvimento do produto.

O processo é minucioso e de difícil compreensão por aqueles que estão diariamente trabalhando e sobrevivendo aos erros e glorificando quaisquer conquistas. Todavia se faz necessário levantar todos os tapetes a fim de conhecer cada canto, problema e necessidade que apenas quem está ali diariamente conhece.

Na teoria tudo é perfeito e na prática tudo começa a ser um conflito. Com o dia-a-dia cada integrante do restaurante encontra uma barreira e um estimulo criando como conseqüência o seu empenho ou a sua estagnação. Neste momento observamos quais os indivíduos pertencem ao grupo e quais são da equipe. Assim conseguimos analisar o fluxo do restaurante.

Para completar o ambiente de um restaurante pode ser o mais desconfortável para quem está produzindo. Em determinados momentos o desconforto e até uma incapacidade de trabalhar se instala na rotina frenética do atendimento, serviço, pré-preparo e preparo, compras, negociação e tudo isso numa temperatura próxima dos 40°C, entre facas e gritos. É exatamente neste momento que conseguimos avaliar a paixão e o carinho que uma pessoa tem por esta área.

O meu ganho deste trabalho foi a compreensão de que o pragmático, a técnica, o criativo, o carinho, a dedicação pelo ato de cozinhar, pela a equipe e por aquele que espera o resultado do nosso trabalho são alguns dos inumeros adjetivos que devem ser elaborados quando cozinhar é a ação, doação e paixão.