"Un plateu pratique une table elégante en un seul objet"



"Um prato simples uma mesa elegante e só um objetivo" foi o pedido que um amigo fez ao Arlequim. O objetivo foi presentear com um almoço uma grande amiga dele, uma pessoa incrível como ele mesmo disse quando questionei sobre ela. Esse questionamento que mais pareceu uma entrevista fez com que eu conhecesse o real motivo daquele presente tão querido. E essa anaminese faz com que o ato de cozinhar e receber seja algo natural. Então resta apenas ao Arlequim partilhar os pratos elaborado e todo conceito da gastronomia e bem estar da casa.

O menu foi simples e por isso escolhi esse bordão francês como título. O Rodrigo Menguir (meu amigo) fez a indicação do carro chefe do menu, que foi o Filet au poivre e deste sabor eu desenvolvi o couvert, a entrada, a guarnição do filet e a sobremesa formando o seguinte menu:



Couvert: Brusqueta de tomate, manjerona e alcaparras. Entrada: Salada de folhas e chips de baroa com vinagrete de dijon e caramelo. Principal: Contra-filé alto, com molho poivre, legumes cozidos em caldo + arroz basmati. Sobremesa: Sorvete mousse de coco com sagu em calda de capim limão e calda de caramelo morno + bombom de chocolate belga. Por mais simples que seja o prato a ação não é tão prática. Criar as receitas, se programar, ir às compras, fazer o pré-preparo do caldo, do molho, curtir a preparação do molho por 6 horas no fogo, trabalhar cada parte do alimento para então montar um prato. Ufa, cansativo? Com certeza, mas tudo isso se torna imperdível quando me vejo servindo e explicado os pratos e momentos depois os retirando da mesa "limpos". A sensação vai além do sentimento de dever realizado. Respeitar e buscar informações desde pedido do prato, passando pela compra, preparo e o ato de cozinhar e servir é o motivo que me faz ficar ansioso momentos antes de abrir as portas da Casa.

Música: How Can You Mend A Broken Heart - Al Green